top of page

ÁLGEBRA DA ACADEMIA PARA A ESCOLA

WhatsApp Image 2023-10-19 at 13.25_edite

Nancy Lima Costa

Docente Responsável:

Professora Adjunta - Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG) . Atualmente é Professora do curso Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco _ Campus Petrolina, colaboradora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na Universidade Federal do Vale do São Francisco.
E-mail: nancy.costa@upe.br

Extensionista :

Geovanna de Araújo Magalhães Gonzaga

Discente de Licenciatura em Matemática - UPE Campus Petrolina

Estudante de Licenciatura em Matemática na UPE 2021.1
E-mailgeovanna.araujomagalhaes@upe.br

    A Álgebra é um ramo da matemática que estuda as generalizações dos conceitos e operações da aritmética, tal ramo se desenvolveu ao longo da história por civilizações antigas dentre elas destacou-se os babilônicos, egípcios, gregos, árabes, hindus, chineses e europeus com o intuito de solucionar problemas do cotidiano, mais especificamente problemas envolvendo o que hoje conhecemos como equações algébricas. Segundo Boyer (1974), o termo álgebra surgiu com Mohammed Ibu-Musa al-Khowarizmi (780 – 840) atribui-se a ele a linguagem simbólica, um outro matemático, desta vez europeu, que foi relevante para o desenvolvimento da linguagem da álgebra como temos hoje foi Francois Viette (1540 – 1603).

 

    Devido a generalização da linguagem simbólica a álgebra ganhou mais destaque do que a aritmética entre os matemáticos e com o passar do tempo o ramo da Matemática que foi desenvolvido para solucionar equações passou a assumir um caráter abstrato. Com o desenvolvimento da Álgebra Abstrata o cerne da álgebra passou a ser o pensamento algébrico, e este é o que deve ser desenvolvidos e estimulado nos estudantes da educação básica e nos licenciandos do curso de Matemática.

 

    Segundo Miguel, Fiorentini e Miorim (1992), a álgebra passou a integrar o curriculo brasileiro influenciado pela inserção dessa área da Matemática em países mais desenvolvidos como França e Portugal no início do século XIX. Nesse período a função da álgebra, assim como no seu surgimento, se limitava a resolução de equações resultando em uma aprendizagem mecânica, onde era priorizado os algoritmos para a resolução de problemas. Em 1998, o estudo da álgebra foi sistematizado pelo Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática e o desenvolvimento dos diversos pensamento algébrico ganhou destaque na educação básica. Contudo, alguns pesquisadores como Santos(2009) apontam que os PCN apresentam a álgebra como uma generalização da aritmética. Além disso, Usiskin (1995, p.9) afirma que “[...] a álgebra ensinada na escola média tem uma conotação muito diferente daquela ensinada em cursos superiores de matemática.”

 

    Diante do exposto, nesta edição do projeto de extensão pretende-se aproximar a abordagem de função apresentada na graduação da abordada na educação básica. Acreditamos que a partir dessa reflexão o ensino/revisão desse objeto do conhecimento se torne mais significativo para os estudantes.

Realização:

Apoio:

bottom of page